Hashis- Etiqueta


hashis-palitinhos
[http://portal.konbini.com.br]

Bom para quem não sabe Hashis são aqueles famosos "Palitinhos" usados para degustar a culinária japonesa. Mas muitas tem dificuldade na hora de usa-los, se você é um deles vai gostar das dicas que serão passadas à vocês no intuito de saber usa-los corretamente ao ir em um restaurante japonês.


O uso apropriado do hashi é essencial na cultura japonesa, o post ajudará para que  você não passe vergonha na frente de amigos ou ate em caso de viagens ao Japão..

Algumas Dica¬¬


Segure o hashi perto da parte final e não no meio ou no começo;

nunca cruze o hashi;

Nunca pegue a comida na posição vertical e sim pelas laterais;

quando não estiver usando o hashi ou quando tiver terminado de comer, coloque-o na sua frente, com a ponta virada para esquerda.

não espete o hashi na comida. É considerada uma gafe (shinda toki). É costume no Japão, espetar o hashi em um pote de arroz e conduzi-lo do velório ao cemitério.

não passe comida do seu hashi diretamente para o hashi de outra pessoa. Apenas ossos da cremação em funerais são passados dessa maneira.

é falta de educação escolher comida e apontar pessoas e objetos com o hashi
não movimente pratos ou tigelas com o hashi.

o correto é segurar o hashi com a mão direita e usar a esquerda para levantar as tigelas de arroz e de sopa para comer.

quando houver pratos que serão degustados por todos, terá um talher ou hashipara cada prato, onde você irá utilizá-lo para se servir.

garfo e faca são usados apenas para pratos ocidentais. Colheres às vezes são utilizadas em pratos japoneses que apresentam uma certa dificuldade de serem consumidos com o hashi, por exemplo, alguns donburi ou kare raisu. A colher chinesa de cerâmica ocasionalmente é usada para sopas.




Comportamentos¬¬


Assoar o nariz em público e especialmente à mesa é considerado falta de educação.

Diferente de algumas partes da Ásia Oriental, é considerado indelicado, arrotar.

Depois de terminada a refeição, os pratos devem ficar no mesmo lugar onde estavam no começo da refeição. Isso inclui tampas de pratos. Os hashi devem ser colocados no hashi-oki (suporte para hashi) ou dentro da embalagem de papel, se for possível.


Hashi Oki- Apoio para os Hashis



Nenhum comentário:

Postar um comentário