漫画 - Mangás

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mang%C3%A1

AnnyeongHaseyo!

Como foi dito na pagina do facebook do blog, iniciamos hoje com o assunto Mangá, posteriormente também aderindo outros assuntos relacionados.
Mangá?! Muitos já conhecem, mas pra quem esta entrando neste mundo, vamos primeiro saber o que é? Vamos? Então Let's Go Baby...



Mangá é a palavra usada para designar "História em quadrinho" no estilo Japonês. No Japãoo termo designa quaisquer histórias em quadrinhos. Sua origem está no Oricom Shohatsu (Teatro das Sombras), que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o mangá. Vários mangás dão origem a animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, da mesma forma ocorre com animes que dão origem á mangás.

               Para os japoneses as histórias em quadrinhos são leitura comum de uma faixa etária bem mais abrangente do que a infanto-juvenil. A sociedade japonesa é ávida por leitura e em toda parte se vê desde adultos até crianças lendo as revistas. Portanto, o público-consumidor é muito extenso, com tiragens na casa dos milhões e o desenvolvimento de vários estilos para agradar a todos os gostos. 
             Histórias onde o público alvo são meninos — o que não quer dizer que garotas não devam lê-los — são chamados de shounen (garoto jovem, adolescente, em japonês) como One Piece, Naruto, Bleach etc. e tratam normalmente de histórias de ação, amizade e aventura.
Histórias que atualmente visam meninas são chamadas de shoujo (garota jovem em japonês) e têm como característica marcante as sensações e sensibilidade da personagem e do meio como Nana.
Além desses, existe o gekigá, que é uma corrente mais realista voltada ao público adulto como, por exemplo Lobo Solitário e ainda os gêneros seinen para homens jovens e josei para mulheres. Os traços típicos encontrados nas histórias cômicas  não são encontrados nessa última corrente.
Os edumangás que são mangás didáticos voltados para o ensino de diversas matérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário